Cancelar
Acesso CNTV

Associação de moradores reforça segurança no bairro do Butantã

17 Fev

Para zelar pela tranquilidade e segurança dos moradores da região do Butantã, em São Paulo, a Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (APRPP) contratou Cláudio Valdam, profissional qualificado na área, que dá dicas à população de como se manter prevenido.

Pesquisa sobre “Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (IRBEM)”, divulgada recentemente pela Rede Nossa São Paulo, revela que 84% dos paulistanos se dizem pouco ou nada seguros, o que mais lhe aflige essas pessoas são: violência geral (65%), assalto/roubo (59%), tráfico de drogas (40%) e medo de sair à noite (25%).

A Segurança e tranquilidade dos moradores do bairro do Butantã (zona Oeste-SP) são as principais metas da Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (APRPP) em 2011. “Neste ano, o nosso desejo não é diferente da maioria dos residentes dos grandes centros urbanos, queremos viver em um local mais seguro. A união de toda a sociedade será fundamental para alcançar os objetivos de aumentar a qualidade de vida tanto na região como na cidade”, diz Reinaldo Franco, presidente da APRPP.

Para começar, a Associação anunciou a contratação de um novo supervisor de segurança. Cláudio Valdam será responsável pela implantação de um projeto que visa aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelas equipes de vigilância privada, já existentes, em cooperação com o poder público. “Vamos aproveitar a experiência desses profissionais para aumentar a proteção dos moradores do bairro, além de incluir novas ações de prevenção à criminalidade”, explica. “Para isso, o apoio e a integração dos residentes é imprescindível, seja seguindo nossas orientações ou informando atitudes suspeitas no Parque”, completa.

Com especialização em Gestão de Segurança Empresarial e cursos nas áreas de Segurança Pessoal Privada e supervisão de equipes, o responsável pela segurança no Residencial Parque dos Príncipes foi militar por 26 anos e iniciou sua carreira civil como vigilante em empresas, promoveu treinamento de grupos de transporte de valores em carro forte, além de prestar consultoria em condomínios horizontais. Desde dezembro, assumiu a função de supervisão na APRPP. “O maior desafio na segurança no Parque dos Príncipes é a sua extensão e complexidade. Aqui não bastam defesas e barreiras fixas como nos condomínios fechados e residências”, analisa Cláudio. “Aumentaremos a mobilidade, criaremos obstáculos invisíveis, usaremos elementos surpresa para que as ações criminosas sejam evitadas e se tornem contraproducentes para seus autores”, acrescenta.

Sua experiência na área será um aliado importante na elaboração do plano de segurança e na execução das ações previstas. “Nosso sistema de vigilância eletrônica será um instrumento, não apenas para a gravação de imagens, mas que sirva de ferramenta complementar na prevenção de delitos e forneça documentação para ações penais. Também estaremos mais próximos dos moradores, promovendo palestras e treinamentos e fornecendo dicas de segurança em tempo integral”, adianta Valdam.

Dicas de segurança:

• Antes de sair de sua residência, dê sempre uma olhada na rua para observar algum movimento estranho;
• Ao sair de casa, nunca deixe o portão aberto, mesmo que seja para ir ao um local próximo;
• Suspender entrega de jornais e revistas quando for viajar, pois seu acumulo pode levantar suspeita de que a residência está vazia;
• Evite conversar dentro do carro parado por muito tempo;
• Não abra porta para estranhos. Exija a identificação de funcionários de companhias de água, luz, telefone, TV a cabo e Correios, entre outros;
• Não guardar objetos de valor na residência e muito menos comentar com pessoas estranhas o local onde os guarda;
• Mantenha sempre à mão o telefone de emergência da polícia. Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações;
• Não deixe bolsa, carteira ou outros objetos que despertem a atenção em lugares públicos;
• Conheça os seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo em caso de perigo;
• Se, mesmo com essas dicas, não evitar o assalto, não reaja.

0 comentários para "Associação de moradores reforça segurança no bairro do Butantã"
Deixar um novo comentário

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.