Cancelar
Acesso CNTV

Sistema de segurança em loteria poderá ser pago pela Caixa

22 Jun

A Câmara analisa o Projeto de Lei 381/11, do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que obriga a Caixa Econômica Federal (CEF) a pagar as despesas com sistemas de segurança e com a contratação de vigilantes em loterias que funcionam como agências bancárias e que se situem nas regiões metropolitanas.

O projeto altera a Lei 7.102/83, que prevê que qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou a movimentação de numerário (moeda legal) tenha sistema de segurança aprovado pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Polícia Federal. Segundo a proposta, essa obrigação não valerá para correspondentes bancários - ou seja, casas lotéricas, farmácias, supermercados e outros estabelecimentos varejistas que ofereçam serviços bancários e de pagamentos.

Para esses estabelecimentos, o Poder Executivo estabelecerá, considerando a reduzida circulação financeira, requisitos próprios de segurança. Pela lei atual, essa exceção é válida apenas para as cooperativas singulares de crédito.

No caso das loterias em regiões metropolitanas, a obrigação continua sendo válida, mas os custos para seu cumprimento terão de ser arcados pela CEF.

Segundo Campos, os cidadãos ficam mais vulneráveis à ação criminosa nas lotéricas situadas nas regiões metropolitanas, mas os proprietários não têm como arcar com os custos da segurança exigida pela legislação.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 4436/08, que será analisado por uma comissão especial e pelo Plenário.


0 comentários para "Sistema de segurança em loteria poderá ser pago pela Caixa"
Deixar um novo comentário

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.