Cancelar
Acesso CNTV

Bancários contestam lei que proíbe uso do celular nos bancos em São Paulo

04 Ago

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 132/2010, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), que proíbe o uso de celulares no interior das agências bancárias, com o objetivo de coibir o chamado golpe da "saidinha" de banco. Para se tornar lei, o projeto, votado na terça-feira 2, terá ainda de ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab.

Para o diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo e integrante da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (Ccasp), Daniel Reis, o projeto é um equívoco. "O PL criminaliza os clientes e transfere para eles a responsabilidade, em vez de cobrar medidas de segurança da federação dos bancos (Fenaban)."

Além disso, acrescenta Daniel, a medida é inócua, uma vez que não contribui para combater o crime. "Proibir o celular nas agências em hipótese alguma vai resolver o problema. A ideia é que sem o celular o criminoso que está dentro da agência não poderia informar o comparsa do lado de fora sobre quem sacou grande quantia em dinheiro. Mas devemos lembrar que há 10, 15 anos, quando o uso do celular não era comum, o golpe já existia". Na época, recorda Daniel, os criminosos usavam outros meios para identificar as vítimas.

"Apoiamos mecanismos que impeçam a visualização das transações na boca dos caixas e nos terminais de autoatendimento", defende o dirigente. Uma dessas medidas, acrescenta, é a implantação de biombos entre os caixas e as filas, que já é prevista em lei estadual, apesar de ainda não ter sido implementada pelos bancos.

"O projeto, de autoria do ex-deputado Wanderlei Siraque (PT), foi aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, mas ainda não foram tomadas providências pela Fenaban para a adequação das agências", informa Daniel.


0 comentários para "Bancários contestam lei que proíbe uso do celular nos bancos em São Paulo"
Deixar um novo comentário

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.