Cancelar
Acesso CNTV

Funcionários do transporte de valores encerram greve no Paraná

08 Fev

Os seguranças que atuam no transporte de valores decidiram encerrar a greve que já durava seis dias em todo o Paraná. Os 1,8 mil trabalhadores, que exercem principalmente a função de seguranças em carros-forte, retomam as atividades nesta quarta-feira.

A decisão veio após assembleia realizada com os trabalhadores no final da tarde desta terça-feira, em Curitiba, depois da decisão da Justiça do Trabalho no Paraná obrigando a manutenção de pelo menos 50% de funcionários de cada empresa de transportes de valores que funciona no Estado. Estava prevista multa de R$ 20 mil por dia em caso de descumprimento de ordem judicial, direcionada aos sindicatos que representam a categoria.

As empresas também teriam que colocar à disposição um número suficiente de carros-forte para retomar o abastecimento de caixas eletrônicos. Muitos equipamentos em todo o Paraná ficaram sem dinheiro desde a última sexta-feira diante da paralisação. A greve afetou principalmente os caixas que ficam em postos avançados ou no comércio, como postos de combustíveis, shoppings e supermercados.

Havia dinheiro - e ainda assim de maneira escassa - somente nos caixas eletrônicos localizados dentro de agências bancárias. Algumas máquinas também não funcionavam nestes locais.

Também houve restrição no limite para saque e na disponibilidade de algumas notas. Muitos caixas funcionaram apenas com notas de R$ 50. O reabastecimento deve ser normalizado ainda nesta quarta-feira ou no dia seguinte.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada no Estado do Paraná (Sindeesfort-PR), os trabalhadores vão retornar às funções e aguardar a solução para o dissídio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Estado. Ainda não há nova audiência marcada para analisar o caso. Uma tentativa de conciliação foi realizada ontem no TRT, mas sem sucesso.

As empresas de transporte de valores ofereceram reposição da inflação pelo INPC mais 1,5% de aumento real, enquanto a categoria reivindica aumento de 13% nos salários e a incorporação do valor do adicional de risco no 13º salário e férias.

0 comentários para "Funcionários do transporte de valores encerram greve no Paraná"
Deixar um novo comentário

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.