Cancelar
Acesso CNTV

Sindicatos sugerem redução de tarifas bancárias como solução para furtos

22 Mar

A redução das tarifas bancárias para transações eletrônicas diminuiria a procura pelos saques nos caixas eletrônicos. Esse foi um dos argumentos apresentados pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, na manhã desta quarta-feira (21). O encontro foi feito para discutir os ataques aos caixas eletrônicos no Paraná e reuniu os sindicatos dos vigilantes e dos bancários de Curitiba e região, parlamentares, Exército e Polícia Militar. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não enviou representante para a reunião.

A queda nos saques nos caixas eletrônicos, segundo o sindicato, poderia levar a redução do montante de dinheiro colocado nos equipamentos. “Os arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos irão diminuir bastante se essas duas medidas forem adotadas”, afirmou o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, João Soares. Segundo Soares, a proposta poderá ser levada até o Congresso.

Em 90 dias, Paraná tem 52 ataques a caixas
O sindicato pediu também que o Exército reforce a fiscalização quanto ao comércio de explosivos. A reportagem tentou o contato com Exército na terça-feira para tratar desta questão, mas não obteve retorno.

Na terça-feira, o delegado-chefe da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, Rodrigo Brown de Oliveira afirmou que a falta de investimento em segurança por parte dos bancos e a fiscalização falha do Exército são dois motivos que explicam esses números.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou na terça-feira, em nota, que as instituições associadas têm como sua maior preocupação a segurança de clientes, funcionários e consumidores. Por isso, investem anualmente nos mais variados itens que compõem a segurança, sendo ela física ou tecnológica, quase R$ 10 bilhões.

A reportagem entrou em contato com a Febraban neta quarta, por volta das 14 horas, para saber qual é o posicionamento da entidade sobre a redução de tarifas e aguarda o retorno.

Números

Cinquenta e dois ataques a caixas eletrônicos foram registrados no Paraná em 2012. O município de Curitiba registrou cinco explosões e seis arrombamentos com a utilização de maçaricos. Os dados foram informados à Gazeta do Povo pelo Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região nesta terça-feira (20) e incluem também as tentativas feitas pelas quadrilhas.

0 comentários para "Sindicatos sugerem redução de tarifas bancárias como solução para furtos"
Deixar um novo comentário

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.

Um valor necessrio.Mínimo de 70 caracteres, por favor, nos explique melhor.